Antes da realidade virtual, espreitar por uma ocular era uma prática popular nos media. Desde o séc. XVIII que o mundo era apresentado em caixas com lentes que seduziam e suscitavam admiração do público, através, por exemplo, de cenas diurnas de cidades distantes que se transformavam em encantadoras vistas noturnas. Esta prática faz parte de uma vasta ‘cultura da imersão’ com quase dois séculos que chega até hoje e que foi inicialmente lançada por peepshows e cosmoramas: os primeiros sistemas mediáticos europeus a produzirem e distribuírem vistas ópticas para a Península Ibérica a partir de centros como Paris ou Londres.

O projecto CURIOSITAS propõe repensar a noção de ‘património virtual’, resgatando a história esquecida destes primeiros media imersivos e reavaliando o seu impacto cultural noutros peep media, da fotografia estereoscópica à realidade virtual. Além disso, CURIOSITAS propõe uma inovadora abordagem aos estudos dos media por via das humanidades digitais, explorando o potencial único da realidade virtual enquanto ferramenta de pesquisa comparativa. O objectivo deste projecto é a produção de uma arqueologia dos media imersivos através da realidade virtual e do caso dos Cosmoramas Ibéricos. O projecto CURIOSITAS, organizado pela Universidade Lusófona e pela Universidade NOVA de Lisboa, situa-se num domínio de fortes cruzamentos disciplinares e será assim desenvolvido por uma equipa de investigadores, nacionais e internacionais, especializados em ciências da comunicação, história dos media antigos, história da arte, realidade virtual e museologia. O projecto beneficiará ainda das parcerias institucionais estabelecidas com a Cinemateca Portuguesa – Muse do Cinema e com o Museu do Cinema de Girona.

ID do Projecto e Financiamento

Título: Curiositas: Espreitar antes da Realidade Virtual. Uma Arqueologia dos Media Imersivos através da Realidade Virtual e dos Cosmoramas Ibéricos

Financiamento: FCT-Portugal
Referência: PTDC/COM-OUT/4851/2021
Data: 01.01.2022 – 31.12.2024

DOI 10.54499/UIDB/05260/2020 (https://doi.org/10.54499/UIDB/05260/2020).

Valor Financiado: 233.997,62€

Design: Rute Muchacho
Programador: Ricardo Amaro

Proponentes

Universidade Lusófona (CICANT – Centro de Investigação em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias)
Universidade Nova de Lisboa

Parceiros

Cinamateca Portuguesa – Museu do Cinema I.P.
Museu del Cinema – Collecció Tomàs Mallol of Girona

Instituição Participante

Universidade de Salamanca

 

Morada

Early Visual Media Lab – CICANT, Av. Campo Grande, 388, Ed. U, Gab. U.1.5
1749-024 Lisboa
Portugal

 

Contatos

Email: earlyvisualmedialab@ulusofona.pt
Telefone: +351 217 515 500