Victor Flores
Investigador Principal
Victor Flores é Professor Associado e Diretor do Doutoramento em Artes dos Media e Comunicação na Universidade Lusófona, em Lisboa. Enquanto Investigador Principal do CICANT — Early Visual Media Lab, coordena os projetos de investigação ‘Curiositas’ (FCT) e ‘Congo VR’ (H2020), é editor do ‘International Journal on Stereo & Immersive Media’ e organiza a conferência internacional ‘Stereo & Immersive Media: Photography, Sound and Cinema Research’. É autor de publicações (livros e artigos) sobre fotografia histórica, estereoscopia e media imersivos. Em 2021 coordenou a edição científica do ‘Catálogo Raisonné da Fotografia Estereoscópica de Carlos Relvas (https://carlosrelvascatalogue.pt).
Susana S. Martins
Investigador Co-Principal
Susana S. Martins é Investigadora no IHA - Instituto de História da Arte, FCSH, Universidade NOVA de Lisboa, onde coordena o grupo de investigação MUST – Museum Studies e integra a direcção do Instituto. Doutorada em fotografia e estudos culturais pela Katholieke Universiteit Leuven (KUL), Bélgica, a sua investigação concentra-se nas áreas da história da arte e da cultura visual, nomeadamente na intersecção da fotografia com os campos alargados das exposições e das culturas impressas. Com experiência docente nas áreas de história da arte, semiótica, e cultura visual dos séculos XIX e XX, lecciona e coordena actualmente a disciplina de Fotografia e Artes Visuais na NOVA/FCSH. É membro da equipa de investigação do IN2PAST.
John Plunkett
Investigador
John Plunkett é Professor Associado no Departamento de Inglês da Universidade de Exeter, Reino Unido. É autor de vários livros, destacando-se Queen Victoria – First Media Monarch (2003), Victorian Print Media – A Reader, co-editado com Andrew King (2005), e Popular Exhibitions, Science and Showmanship 1820-1914 (2012), co-editado com Joe Kember e Jill Sullivan. Autor de diferentes artigos sobre panoramas, dioramas, estereoscopia e peepshows, encontra-se actualmente a concluir um livro em co-autoria com Joe Kember, Picture Going: Visual Shows 1820-1914, que será lançado em 2023 pela Oxford University Press.
Filipe Costa Luz
Investigador
Filipe Costa Luz. Doutor em Ciências da Comunicação, é director do Mestrado "Design de Jogos e Média Jogáveis, da licenciatura em Videojogos da Universidade Lusófona e membro de direcção da unidade de I&D "Hei-Lab - Laboratórios Digitais de Interface com o Ambiente Humano". O seu trabalho no MovLab (Laboratório de Interacções e Interfaces), que combina tecnologias como a captura de movimento, animação, VR ou fotografia estereoscópica, é um exemplo dos projectos cross-media por si desenvolvidos em trabalhos académicos ou profissionais para as áreas da Comunicação, Indústrias Culturais e Criativas.
Célia Quico
Investigadora
Célia Quico, doutorada em Ciências da Comunicação, é professora e investigadora na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias desde 2009. As principais áreas de interesse são os media imersivos, media interativos, literacia dos média, literacia do oceano, herança/ património digital, turismo sustentável e criativo. Célia Quico leciona nos seguintes cursos de licenciatura: Cinema e Vídeo, Ciências da Comunicação e Ciências do Som. Além disso, é professora no mestrado KinoEyes e nos cursos de doutoramento Ciências da Comunicação e Arte dos Media e Comunicação. Desde 2021, assegura a direcção do mestrado de Comunicação nas Organizações.
Carmen López-San Segundo
Investigadora
Carmen López-San Segundo es Profesora Ayudante Doctor en el área de Comunicación Audiovisual y Publicidad en la Facultad de Ciencias Sociales de la Universidad de Salamanca-USAL y miembro del grupo de investigación reconocido Cultura académica, patrimonio y memoria social (CaUSAL). Doctora con Mención Internacional con la tesis titulada Media Archeology and Education: Magic Lantern Slides in Spain as a Case Study; Técnico Superior en Diseño y Gráfica publicitaria por la Escuela Superior Arte10 (Madrid) y licenciada en Historia. Formó parte del equipo investigador del proyecto A Million Pictures: Magic Lantern Slide Heritage as Artifacts in the Common European History of Learning Project (JPI Cultural Heritage 2015-2018) y en la actualidad es investigadora en el proyecto: Magica: Magic Lantern: Study, Safeguard, Uses and Reuses in 19th-Century Portugal (PTDC/ART-PER/1702/2021) NOVA.ID.FCT
Javier Frutos-Esteban
Investigador
Fco. Javier Frutos-Esteban es profesor de Comunicación Audiovisual y Publicidad en la Universidad de Salamanca-USAL y secretario académico del Instituto Universitario de Ciencias de la Educación. Investigador Principal del Grupo de Investigación Reconocido Cultura académica, patrimonio y memoria social (CaUSAL). Fue uno de los investigadores principales en España del proyecto europeo A Million Pictures: Magic Lantern Slide Heritage as Artifacts in the Common European History of Learning Project (JPI Cultural Heritage 2015-2018). Actualmente es investigador del proyecto Magic Lantern: Study, Safeguard, Uses and Reuses in 19th-Century Portugal project (PTDC/ART-PER/1702/2021) NOVA.ID.FCT y autor de monografías como La fascinación de la mirada: los aparatos precinematográficos y sus posibilidades expresivas; Artilugios para fascinar. Colección Basilio Martín Patino; Las placas de linterna mágica y su organización taxonómica y Los ecos de una lámpara maravillosa. La linterna mágica en su contexto mediático.
Teresa Mendes Flores
Investigadora
Teresa Mendes Flores é investigadora principal do projeto Photo Impulse no ICNOVA onde coordena o grupo de investigação Cultura, Mediação e Artes, integrando também a direção do centro. Atualmente, é uma das editoras principais da Revista de Comunicação e Linguagens. Projetos financiados em que participou como investigadora incluem: Feminine Politics – Gender Politics and Strategies Oriented Towards Visibility of Women Members of Parliament (2008-2011), History of the Visual Culture of Medicine in Portugal (2010-2013), Culture at the Front Page – A Study of the Portuguese Newspapers During the First Decade of This Century (2012-2014), Stereo Visual Culture – The Visual Culture of Portuguese Stereoscopic Photography (2012-2015). Realizou um pós-doutoramento sob o tema da fotografia nas expedições científicas portuguesas (2012-2017) e leciona nas áreas da semiótica, arqueologia dos media visuais e teoria da imagem, com principal enfoque para a fotografia e o filme.
Nuno Borges de Araújo
Investigador
Nuno Borges de Araújo é licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), doutorando em Ciências da Comunicação no Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (ICS-UM) e investigador do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (CECS). Participou em diversas ações de formação na área da história da fotografia, prática de processos fotográficos antigos, conservação, restauro, tratamento e disponibilização de imagens fotográficas antigas (1995-2013). Tem realizado trabalhos de investigação na área da história da fotografia e cultura visual em Portugal no séc. XIX e início do séc. XX.
Howard Gil
Candidato PhD
Howard Gil formou-se em Belas Artes em 2014 pela Universidade de Castilla-La Mancha, fez mestrado em pesquisa em práticas artísticas e visuais em 2017, e desenvolve atualmente uma tese sobre as origens de Mundinovi na Espanha, na área de humanidades e comunicação da Universidade de Burgos.
O seu trabalho assenta na experimentação nas artes plásticas focadas na ilustração, marionetas, autómatos e animação 2D e Stop Motion. Além disso, desenvolve processos de pesquisa em arqueologia recreativa e experimental, que aplica na sua tese. No passado 13º Seminário Internacional, organizado pelo Museu del Cinema e pela Universidade de Girona, publicou a primeira hipótese visual de um retábulo mecânico.
Celia Cuenca
Fellow
Celia Cuenca es investigadora predoctoral en la Universidad de Barcelona. Dedica su tesis al estudio de las vistas ópticas y espectáculos visuales en España a través del estudio de la colección del Museo del Cine de Girona. Obtuvo el Grado en Humanidades por la Universidad Pompeu Fabra de Barcelona (2015) y de diplomó del Master Histoire de l’Art de la Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne (2017). Forma parte del grupo de investigación Gracmon (UB) y ha colaborado con el proyecto Mundos virtuales en el cine de los orígenes liderado por Ángel Quintana en la Universidad de Girona (2019-2021). Entre sus áreas de interés se encuentra la arqueología de los medios, los espectáculos ópticos y la cultura visual, la fotografía y la estereoscopía.
Ana David Mendes
Fellow
Ana David Mendes é Ph.D. doutoranda em Arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra. É especialista em Museologia. Recentemente ela recebeu uma bolsa de doutorado através do CICANT (Centro de Pesquisa em Comunicação Aplicada, Cultura e Novas Tecnologias) para o projeto ‘Curiositas: Peeping Before Virtual Reality. A Media Archaeology of Immersion Through VR and Iberian Cosmoramas.' É coordenadora e curadora artística da BAG-Galeria Municipal de Arte Contemporânea, desde 2018. Co-fundadora do m|i|mo (Museu da Imagem em Movimento) em 1996, foi sua coordenadora científica e artística até 2017. Desde 1999 desenvolve várias exposições inovadoras como o projeto interativo Oficina do Olhar, criado em 2010, e que exemplifica sua paixão em mediar conteúdos de acervos de museus por meio de novas tecnologias enquanto ao mesmo tempo, permitindo a pesquisa e estimulando re-imaginações artísticas e criativas de artefatos.
Desde 2013 participa de três projetos de pesquisa do CICANT relacionados à fotografia estereoscópica coordenados por Victor Flores. Atualmente é co-investigadora do projeto de pesquisa The Amazing Optical Machine: Workshop /Rational Recreation / Exhibition, coordenado por Rod Bantjes, da St.Francis Xavier University, Canadá.
Ana Figueiras
Investigadora
Ana Figueiras received her PhD in Digital Media from Universidade Nova de Lisboa (UT Austin Program | Portugal). Her main research area is information visualization, focusing on visual forms of storytelling and on identifying the best techniques for incorporating narrative elements into visualization. She is also interested in new methodologies for performance and experience evaluation in visualization, the use of visualization in journalism, and visualization literacy.
Sarower Reza
Candidato PhD
Md Sarower Reza Jimi is a Bangladesh-born, Lisbon-based filmmaker and researcher. His educational background includes a bachelor and masters in Mass Communication and Journalism, as well as an Erasmus-funded masters in filmmaking. He had worked as a journalist in television, radio, and newspaper in his home country. He also writes fiction for television channels in Bangladesh. In 2017, Sarower was awarded the Meril-Prothom Alo award for the best screenplay writer in television, alongside several award nominations in Bangladesh. His debut short film has been officially selected and screened at several International film festivals including OSCAR and BAFTA qualifying ones. Presently he is doing his Ph.D. in Media archaeology at the University of Lusofona's Media Art and Communication program.
Carolina Fadigas
CICANT Fellow
Entre os estudos da moda e do cinema, Carolina Fadigas dedica a sua investigação a ambas as áreas. Licenciada e mestre em Design de Moda pela Universidade da Beira Interior (2021) e com uma Pós-Graduação em Cinema e Audiovisuais na Escola Superior Artística do Porto (2022), é doutoranda em Arte dos Media e Comunicação na Universidade Lusófona. Em paralelo ao seu percurso académico, trabalha como figurinista em cinema e teatro.
Sara Beirão Anttunes
FCT Fellow
Sara Beirão tem Licenciatura em Ciências da Arte e do Património e Mestrado em Museologia e Museografia pela FBAUL. É especializada em arte do século XIX e teve, até ao final de 2017, como tema de investigação principal o Núcleo de Desenhos de Silva Porto da SNBA. Foi Museóloga e Produtora Cultural da Fundação PLMJ de 2018 a 2022. Atualmente é doutoranda em História da Arte com especialização em Museologia e Património Artístico, na FCSH da UNOVA de Lisboa com o projeto de investigação “A arte de espreitar. História, imagens e musealização das exposições de Cosmorama em Portugal”.
Joana Bicacro
Investigadora
Joana Bicacro é doutorada em Ciências da Comunicação, com uma tese dedicada à cultura visual da viagem, à viragem virtual e à mediação de espaços e comunidades. É docente na Universidade Lusófona, Portugal. Publicou artigos e capítulos sobre meios digitais, cinema e fotografia, educação nas artes dos media, estética, materialidades hápteis, cultura visual e tecnologias da imagem.
Rita Mandeiro
Candidata PhD
Rita Mandeiro é Professora Convidada no Departamento de Cinema e Artes dos Media da Universidade Lusófona, onde leciona Desenho de Produção para cinema e televisão. No meio audiovisual há cerca de 20 anos, desenvolveu trabalhos na área de cenografia para uma ampla variedade de formatos tais como informativos, concursos, musicais, magazines, infantojuvenis, sitcoms, telenovelas e telefilmes. O seu percurso passou por empresas portuguesas como a RTP, NBP, Plural, SIC Filmes e Kunal Kohli Productions, na Índia. Na área de figurinos, destaca-se o filme Maluda e o desenvolvimento dos figurinos para o projeto Mamma Mia, junto das Produções Filipe La Féria. Licenciou-se em Realização Plástica do Espetáculo pela Escola Superior de Teatro e Cinema e, em 2006, concluiu o Master em Cenografia Televisiva e Teatral, pelo Istituto Europeo Di Design, em Barcelona. Atualmente é aluna do Doutoramento em Arte dos Media e Comunicação, na Universidade Lusófona.
Magda Correia
Candidata PhD
Magda Correia é licenciada em Ciências da Comunicação, com especialização em Meios Audiovisuais, e mestre em Produção e Criação em Arte Tecnológica pela Universidade Lusófona. Atualmente, é doutoranda em Artes dos Media na mesma instituição, onde a sua investigação incide sobre o uso inovador da tecnologia nas artes e a exploração de narrativas visuais. Magda trabalha no departamento de comunicação da Câmara Municipal de Cascais, aproveitando as suas competências em media para melhorar o envolvimento da comunidade.